Abramides
ABG NEWS


TJ/SP: Pandemia não justifica suspensão de financiamento de veículo

Para o colegiado, a onerosidade excessiva depende de diversos fatores.



30/10/2021

A 13ª câmara de Direito Privado do TJ/SP decidiu que os efeitos econômicos da pandemia da covid-19 não devem ser motivo, por si só, para suspensão do pagamento das parcelas de financiamento de veículo.

De acordo com os autos, as partes firmaram contrato em março de 2020. Para a turma julgadora, não há justificativa legal que autorize a imposição de revisão dos termos do acordo celebrado.


"A aplicação da revisão por onerosidade excessiva, decorrente da imprevisão ou da alteração da base objetiva do contrato, depende de diversos requisitos e não apenas da imprevisibilidade da circunstância superveniente", afirmou a relatora designada, Ana de Lourdes Coutinho Silva da Fonseca.

Para a magistrada, "a obrigação de uma parte já foi prestada, de modo que, sendo possível imaginar que também foi atingida pela pandemia, seria desarrazoado impor exclusivamente a ela os prejuízos econômicos dela derivados". E finaliza: "não há nos autos elementos no sentido de que o recorrido ficou impossibilitado de arcar com as parcelas do financiamento".
Processo: 1007892-36.2020.8.26.0003

Leia o acórdão.

Informações: TJ/SP.

 

________

 

Fonte:  Migalhas








Encontre uma notícia

Por palavra-chave
Por data da publicação
 


Limpar Enviar
Ao navegar em nosso site você concorda com os termos de nossa política de privacidade disponível no link ao lado.

Bauru   ●   Belo Horizonte   ●   Marília   ●   Presidente Prudente   ●   Recife   ●   Ribeirão Preto   ●   São J. do Rio preto   ●   São J. dos Campos   ●   São Paulo

© Abramides Gonçalves Advogados - Todos os direitos reservados
Projeto Web: Original Design